Sábado, 23 de Novembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 10 de setembro de 2022
Trilhas sonoras de filmes criam momentos de tensão, climas de romance, terror, suspense e ação, tudo para potencializar uma cena. Sem música, um filme pode ser só um amontoado de cenas e falas. As trilhas sonoras fazem toda a diferença.
Veja, a seguir, um compilado com as 10 trilhas sonoras mais adoradas e nostálgicas do cinema.
Titanic
Uma das trilhas de maior sucesso no cinema, liderada pelo hit “My Heart Will Go On”, interpretada por Celine Dion, é a de Titanic (1997). O álbum com as músicas do filme vendeu mais de 30 milhões de cópias no mundo e se tornou uma das canções românticas mais amadas de todos os tempos. Impossível não reconhecer o sucesso da música, do filme e a conexão única entre as duas artes.
Os Embalos de Sábado à Noite
Não se pode negar a influência máxima das músicas de Os Embalos de Sábado à Noite (1977), do filme em si e dos Bee Gees para a “Era Disco”. A trilha sonora escrita e interpretada quase que por completo pelo grupo pode ser considerada também um dos maiores álbuns da história.
O sucesso comercial só perdeu sua hegemonia como a trilha sonora que mais vendeu na história para a próxima trilha sonora da lista depois de 15 anos.
O Guarda-Costas
O Guarda-Costas (1993) não é só o filme mais famoso da cantora Whitney Houston, mas possui o recorde da trilha sonora mais vendida de todos os tempos.
A balada mais do que épica é facilmente reconhecida por milhares de fãs de cinema por levar a paixão do filme ao ápice, mostrar todo o talento de Whitney e emocionar muitos desavisados. Apesar de ser uma canção original de Dolly Parton, é impossível não relacionar “I Will Always Love You” com Houston e como uma de suas maiores canções.
Pulp Fiction
Pulp Fiction (1995), além de um marco no cinema e na carreira do cineasta Quentin Tarantino, também possui uma das trilhas sonoras mais inesquecíveis do cinema. Além das histórias entrelaçadas e do roteiro aguçado, há um cenário perfeito para músicas que ficaram no imaginário do público até hoje.
O Rei Leão
“Naaaaaziveniiaaaaa babadibabada”! Se essas palavras que não possuem praticamente sentido nenhum no geral te trazem alguma lembrança, é graças a trilha sonora de uma das maiores e mais cultuadas animações da história do cinema: O Rei Leão.
Há uma conexão emocional com as músicas que transcendem a linguagem e atravessam gerações. Músicas como “Hakuna Matata” e “Circle of Life” são paixões tanto nas versões em inglês como em português.
Guardiões da Galáxia
Saindo um pouco do passado e viajando até momentos mais recentes, entramos na trilha sonora incrível de Guardiões da Galáxia (2014). Fãs mais fervorosos da Marvel podem se apaixonar perdidamente, mas mesmo quem só viu o filme por acaso pode conectar “Hooked On A Feeling” com a aventura galáctica de heróis do MCU.
Alimentada pelo bom gosto de James Gunn, Kevin Feige e Dave Jordan, a trilha sonora é um dos casos recentes de sucesso de músicas para o cinema.
Nasce uma Estrela
Outro sucesso recente que vale a pena ser citado na lista é Nasce Uma Estrela (2018). “Shallow” chegou ao topo de várias paradas e foi responsável por transformar o filme em um sucesso e dar ainda mais destaque para o talento da cantora Lady Gaga.
O filme é um remake, mas a trilha possui várias músicas originais que foram coescritas por Gaga e reinventam o romance dramático de Ally e Jackson Maine.
Mamma Mia!
Quando Meryl Streep, uma das atrizes mais renomadas e premiadas de Hollywood foi colocada para cantar em um musical, muita gente pode ter pensado que não havia necessidade, mas certamente é uma das combinações mais surpreendentes do cinema, especialmente pela trilha sonora de Mamma Mia! (2008).
A diversão e alegria dos atores em cada um dos sons são um sopro de vida muito bem-vindo.
A Origem
Visitando uma trilha sonora sem letras de músicas, mas igualmente inesquecível, acessamos a ficção científica A Origem (2010). Hanz Zimmer, um dos compositores de maior sucesso para o cinema, precisa ser citado em uma lista de trilhas sonoras.
Vale a pena ter a experiência de ouvir cada música da trilha sem o filme e entender seus detalhes. Não à toa, A Origem foi indicado ao Oscar de Melhor Trilha Sonora.
Uma Linda Mulher
O fim da lista contém mais uma trilha sonora de sucesso no cinema. Afinal, o filme de Richard Gere e Julia Roberts não seria tão inesquecível sem sua música-tema “Pretty Woman”, de Roy Orbison. Ela vive na nostalgia de um filme que transformou a carreira dos atores e até hoje é lembrado por milhares de fãs.
No Ar: Pampa Na Tarde