Quinta-feira, 28 de Novembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 27 de dezembro de 2023
A Aurora encerra este ano como a vinícola mais premiada do País, com 868 medalhas conquistadas em concursos nacionais e internacionais chancelados pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), principal entidade vitivinícola do mundo. Apenas em 2023, foram 40 vitórias em certames.
O destaque fica por conta do aclamado Aurora Moscatel Branco, que neste ano foi condecorado em concursos na Espanha e na Grécia. O espumante é o rótulo mais premiado da história da marca, com 115 distinções. Elaborado na Serra Gaúcha com uvas Moscato Bianco e Moscato Giallo, ele é protagonista nas taças de grandes comemorações no Brasil e exterior.
Os vinhos Gran Reserva, das variedades Cabernet Sauvignon, Tannat e Touriga Nacional, também ganharam holofotes como a linha mais destacada da Aurora no ano, com quatro medalhas em 2023. Com uvas cultivadas na Campanha Gaúcha, os produtos trazem a expressão máxima do terroir local e a diversidade do vinho brasileiro. Entre as premiações da linha, está o ouro para o Aurora Gran Reserva Touriga Nacional no Sélections Mondiales des Vins (Canadá).
Outros concursos que premiaram a cooperativa são o Città del Vino (Itália), que consagrou com a medalha de ouro o vinho tinto Aurora Gioia D.O. Merlot 2020. A linha é composta por rótulos elaborados exclusivamente em regiões com Denominação de Origem (D.O.) ou Indicação de Procedência (I.P.).
O Virtus (Portugal), outro evento de evidência, garantiu a medalha de ouro ao espumante Aurora Procedências Brut Rosé. Com um blend das uvas Pinot Noir e Riesling, ele é elaborado pelo método charmat longo.
Da terra do champanhe, veio o ouro ao Conde de Foucauld Brut Branco, com o certame Citadelles du Vin (França). Um dos espumantes mais comercializados da Aurora, o rótulo está completando 45 anos de mercado.
“É motivo de muito orgulho para a Aurora fechar o ano com tantas distinções pela qualidade e diversidade dos nossos vinhos e espumantes. As premiações refletem o reconhecimento que, não apenas os brasileiros, mas o mundo inteiro dá para as nossas bebidas”, disse Flavio Zilio, enólogo-chefe da Cooperativa Vinícola Aurora.
No Ar: Pampa Na Madrugada