Sábado, 23 de Novembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 13 de maio de 2024
Começaram a chegar ao interior do Rio Grande do Sul os primeiros voos extras da malha aérea emergencial anunciada, na última quinta-feira (9), pelo Ministério de Portos e Aeroportos, Anac, ABR, Infraero, Abear e companhias aéreas. No sábado (11), três companhias aéreas (Gol, Latam e Azul) operaram com voos para os municípios gaúchos de Passo Fundo, Santo Ângelo e Caxias do Sul.
Nessa segunda-feira (13), os voos foram para Passo Fundo, Santa Maria, Uruguaiana e Caxias. A malha aérea nas regiões faz parte do plano emergencial que prevê 116 voos semanais nesta primeira fase, sendo 88 no Rio Grande do Sul e 28 em Santa Catarina.
“Estamos vendo os primeiros voos extras chegando ao interior do Rio Grande do Sul garantindo, com isso, o direito de ir e vir da população neste momento delicado. Amanhã, nos reuniremos com o governador Eduardo Leite para discutir a malha e novas medidas. Gostaria de aproveitar para parabenizar a todo o setor aéreo pelo trabalho para garantir voos extras aos nossos irmãos gaúchos”, disse o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
Confira a malha emergencial:
– Aeroporto de Caxias do Sul (RS) – 25 voos semanais;
– Aeroporto de Santo Ângelo (RS) – 2 voos semanais;
– Aeroporto de Passo Fundo (RS) – 16 voos semanais;
– Aeroporto de Pelotas (RS) – 5 voos semanais;
– Aeroporto de Santa Maria (RS) – 2 voos semanais;
– Aeroporto de Uruguaiana (RS) – 3 voos semanais;
– Base aérea de Canoas (RS) – 35 voos semanais;
– Aeroporto de Florianópolis (SC) – 21 voos semanais;
– Aeroporto de Jaguaruna (SC) – 7 voos semanais;
– Aeroporto de Chapecó (SC) – aumento de capacidade da aeronave.
Reunião
O governo federal, por meio dos Ministérios de Portos e Aeroportos e do Turismo, realizou reunião nessa segunda-feira, (13) com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo; e demais órgãos para deliberar sobre a implementação de uma malha aérea emergencial para o Estado e possibilidade de novos voos, bem como o fortalecimento do turismo na região.
Durante o encontro, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, apresentou a malha aérea emergencial, que prevê até 116 voos semanais como parte da primeira fase do plano de aviação emergencial na região. Na ocasião, Costa Filho também falou sobre a Base Aérea de Canoas. A base será operada pela concessionária Fraport, que trabalha para garantir a infraestrutura mínima necessária para garantir a operação de voos comerciais. “Nesse primeiro momento, serão disponibilizados 17 mil assentos para todo o estado, com a expectativa de ampliação para mais da metade do total atual em 15 dias, conforme a normalização em Canoas permita a expansão da malha aérea”, disse.
Silvio Costa Filho também destacou que os danos reais causados pelas intensas chuvas no Aeroporto de Porto Alegre, o Salgado Filho, só poderão ser adequadamente avaliados após a redução do nível das águas, quando as equipes terão condições de inspecionar as áreas afetadas. Na reunião, o ministro do Turismo, Celso Sabino, reforçou o empenho na volta aos serviços essenciais e também ao Turismo, grande impulsionador da economia no estado. “A prioridade do governo do presidente Lula é restabelecer as condições básicas dos Gaúchos, para que a população e a sociedade possa ter alimento ter saúde e ter acesso, por exemplo aos serviços básicos […] O Rio Grande do Sul que dá aula ao Brasil quando se trata em empreendedorismo no turismo, a cidade de Gramado, por exemplo em toda aquela região, ela é matéria de mestrado e doutorado em turismo”, disse.
No Ar: Pampa Na Madrugada