Quinta-feira, 28 de Novembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 29 de março de 2022
Will Smith foi o nome da cerimônia do Oscar 2022. E não por conquistar sua primeira estatueta (melhor ator por “King Richard: Criando campeãs”), mas por protagonizar um dos momentos mais chocantes da história da premiação ao subir ao palco e dar um tapa no comediante Chris Rock após uma piada envolvendo sua esposa, Jada Pinkett Smith.
Após a cerimônia, que acabou com a consagração de “No ritmo do coração” como melhor filme, a treta envolvendo Smith e Rock continuou rendendo, e muitos especularam se o prêmio do ator estaria sob risco.
Ao jornal New York Post, uma fonte de alto escalão em Hollywood afirmou que a Academia pode sim pedir a devolução da estatueta. “Foi basicamente uma agressão. Todos no teatro ficaram chocados, foi muito desconfortável. Penso que o Will não aceitaria devolver seu Oscar, mas ninguém sabe o que vai acontecer agora”, destaca a personalidade ouvida pela publicação.
Em comunicado oficial, a instituição responsável pelo Oscar se posicionou: “A Academia não tolera violência de qualquer forma. Ficamos felizes em celebrar os vencedores da 94ª edição do Oscar, que merecem este momento de reconhecimento de seus colegas e cinéfilos de todo o mundo.”
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood possui códigos de conduta e de ética que ficaram mais rígidos nos últimos anos, especialmente após o crescimento das denúncias envolvendo assédio sexual e moral na indústria. Ainda assim, é pouco provável que a instituição chegue ao ponto de punir um ator do tamanho de Smith em Hollywood, principalmente diante de um tema sensível que envolve a saúde de sua esposa.
Ainda que considere sua atitude injustificável, a tendência é que a Academia prefira deixar o assunto morrer. Uma punição a Will Smith poderia ser um pesadelo em termos de relações públicas, ainda mais num momento em que a premiação tenta conter a queda de popularidade.
Legalmente, a agressão a Rock não irá gerar consequências a Smith. Segundo o site TMZ, policiais que estavam presentes no Dolby Theater durante a cerimônia chegaram a abordar a equipe do comediante depois do tapa, mas, diante da negativa de queixa por parte dele, não levaram o caso adiante.
No Ar: Pampa News